2facebook

Logotipo 4 Congresso

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



orona

Plenário dia 16 de Maio, na Beloura, 09:00 horas
A resposta é a mobilização: participa no plenário!

O SIESI irá realizar plenário de trabalhadores na sede, na Beloura, para informar sobre as acções a desenvolver pela melhoria dos salários, pela Regulamentação do Serviço de Piquete e pela melhoria das condições de trabalho.

 

Apesar de ser discutida e aprovada pelos trabalhadores a Proposta de Regulamento do Serviço de Piquete há mais de dois anos, a administração da empresa continua a ter uma postura na qual refere que está a estudar o assunto, mas que continua sem apresentar nenhuma contraproposta.

A Direçcão e Comissão Sindical do SIESI têm matindo uma postura de diálogo, mas após tanto tempo, não é aceitável uma ausência de melhorias do serviço, quer nas remunerações quer na organização do serviço. Além disso, ficou bem claro que os trabalhadores terão uma palavra a dizer sobre ações de luta que poderão se desencadear caso a situação continue inalterada.

24 de Maio: Participa nas Eleições para

Representantes dos Trabalhadores para Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

No próximo dia 24 de Maio todos os trabalhadores devem participar nas eleições para eleger os Representantes dos Trabalhadores para a área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). O tempo gasto para a votação é considerado tempo efectivo de trabalho, inclusive para a retribuição.

Os Representantes dos Trabalhadores tem figura jurídica, reconhecida pelo Ministério do Trabalho, Autoridade para as Condições do Trabalho, e outras entidades, para defender melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores na empresa.

Salientamos a necessidade para que a empresa promova acções de formação para SST uma vez que há um aumento do número de acidentes com gravidade nas instalações com problemas nas escadas de acesso à casa das máquinas, alçapões e escadas retrateis.

Também referimos que o Serviço de Medicina no Trabalho deve observar a campanha da Direcção Geral de Saúde sobre a prevenção das Doenças Profissionais, uma vez que, em caso de suspeita, é obrigatório o preenchimento da Participação Obrigatória (Mod. GDP 13/2015— DGSS) para que seja iniciado o processo junto da Segurança Social no sentido de definir se há ou não doença profissional, bem como a reparação da doença ou do agravamento.

Os trabalhadores sindicalizados no SIESI tem apoio sindical, jurídico, acompanhamento em caso de acidente ou doença profissional, bem como acesso a vários protocolos nas áreas dos seguros, campismo, entre outros.

SINDICALIZA-TE! DEFENDE OS TEUS DIREITOS!

Moio 2017 A Direção do SIESI

18493251 10213490044592253 1847893415 o