2facebook

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

PETICAO PRECARIEDADE 250

SIESI Informa - Abril 2017

jornalsiesiCONTINENTE

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



Os trabalhadores da multinacional americana General Cable CelCat decidiram mais uma vez em plenário fazer Greve parcial durante 3 dias constituído em paralisações de 4h por turno (2 horas ao início e de 2 horas ao fim de cada turno) com início no dia 25 de Outubro de 2017 às 00h30 e com término no dia 28 de Outubro de 2017 às 00h30m.

Esta greve está convocada pela exigência de aumentos salariais, contra a jornada de trabalho de 6 dias com laboração de 7 horas seguidas sem período de descanso\refeição imposta ao 1º turno, pela revisão de cláusulas referentes a férias, pagamento do trabalho complementar, subsídios de alimentação e anuidades contidas no Acordo de Empresa.

 

A direcção da empresa continua a ter uma postura intransigente na negociação facto que têm agravado este conflito laboral e que têm obrigado os seus trabalhadores a elevarem o seu descontentamento com a convocação da sexta greve este ano.

O SIESI ao longo deste processo que tanto têm prejudicado os trabalhadores da empresa sempre afirmou a sua disponibilidade para a resolução deste conflito bastando para isso que a direcção da empresa esteja de uma forma séria na negociação e que apresente propostas que até á data nunca foi feito.

A CelCat tem instalações fabris na Avª Marquês de Pombal, em Morelena, concelho de Sintra, emprega 270 trabalhadores e fabrica cabos elétricos para transporte de energia e de telecomunicações, que exporta quase na totalidade, sendo uma empresa líder do sector com e uma grande carteira de clientes e uma produção que têm vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos.

A estratégia da CELCAT de não ouvir as reivindicações dos seus trabalhadores insere-se em uma ofensiva generalizada das empresas deste sector, de aumentar a jornada de trabalho para 6 dias não respeitando o tempo de descanso dos seus trabalhadores e do congelamento dos salários.