2facebook

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

PETICAO PRECARIEDADE 250

SIESI Informa - Abril 2017

jornalsiesiCONTINENTE

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



instaladoras004

Valorizar as profissões! Avançar nos direitos dos trabalhadores das instaladoras!

O SIESI reuniu, recentemente, com a administração da Sotécnica e de outras empresas do sector das instaladoras com o objectivo de discutir não só a situação da empresa e do sector, mas também as condições de trabalho dos trabalhadores.

Apesar dos constrangimentos que são impostos às empresas instaladoras por parte das empresas para as quais prestam serviços (EDP, REN, Altice, entre outras) é de registar que as empresas instaladoras sentem agora a necessidade de agir em conjunto para defender o sector e, assim, ter outra força na negociação com aquelas empresas.

O SIESI considera que este é um passo importante para a defesa do sector e a que os trabalhadores devem estar atentos para a melhoria das suas condições de vida e trabalho, uma vez que aquela situação aqui descrita é frequentemente utilizada pelas empresas para assegurar lucros ao mesmo tempo que retiram direitos aos trabalhadores, mantêm salários congelados há mais de dez anos, põem em prática sistemas de ajudas de custo desadequados e injustos que penalizam os trabalhadores que desenvolvem actividade sem regresso diário à residência, entre outras situações.

Valorizar o sector das instaladoras sem valorizar os seus trabalhadores? Impossível!

A realidade do sector das instaladoras tem de ser alterada.

É urgente:

• Dignificar as profissões dos trabalhadores das instaladoras;

• Actualizar os salários e os subsídios de alimentação;

• Corrigir discriminações de diversos tipos;

• Combater a precariedade e garantir que a cada posto de trabalho permanente corresponda um contrato efectivo.

• Garantir mais e melhores condições de trabalho (Segurança, protecção, prevenção).

É possível alterar esta realidade. Este é o momento para os trabalhadores das instaladoras se organizarem, filiando-se no SIESI, e lutarem pelos seus direitos. Em inúmeras empresas os trabalhadores organizados nos sindicatos da CGTP-IN têm conquistado melhorias salariais, têm combatido a precariedade e têm garantido melhores condições de trabalho e de vida. Para os trabalhadores das instaladoras também é possível, com a sua união e luta, iniciar esse caminho.

Sindicaliza-te! Defende os teus direitos! Valoriza a tua profissão!