2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



visteon5junl

Grande participação e posição assumida nos plenários reafirmam exigência do SIESI como garante da negociação colectiva na empresa!

A Comissão Sindical e a Direcção do SIESI evidenciam o significado da elevada participação dos trabalhadores da Visteon nos plenários realizados, nos dias 13 e 14 de março, com a aprovação, por unanimidade, da Posição que será entregue à administração da empresa e ao responsável da DGERT/Ministério do Trabalho, depois de ter sido realizada uma reunião naquele organismo.

 

Entendemos que o SIESI, enquanto estrutura representativa dos trabalhadores na empresa é, e será, parte integrante de todos os processos negociais em defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores.

Como tal, e porque a administração da empresa tenta que assim não seja, o SIESI solicitou à DGERT/Ministério do Trabalho, entidade competente em matéria de conflito laboral, uma reunião de mediação para demonstrar que a tentativa de nos “empurrar” para fora da mesa negocial, com propósitos claros de amealhar muito mais para uns quantos, e de dividir para reinar, é totalmente prejudicial aos trabalhadores e está completamente desenquadrada do quadro legal.

Próximos passos:

Esperamos que, no prazo de uma semana, a administração reconsidere a posição que tem vindo a adoptar e marque uma reunião de negociação com o SIESI. Caso contrário serão marcados novos plenários e serão propostas acções de luta que se mostrem como necessárias para mudar eventuais intransigências negociais.

Não aceitaremos, sobre nenhum pretexto, sermos excluídos das negociações, nem passaremos cheques em branco para que a administração possa fazer o que lhe convier, como e com quem entender.

Basta lembrar que, no ano passado, só após mobilização dos trabalhadores em plenários e da decisão de avançar com acções de luta é que a administração da empresa recuou, voltou a reunir e aumentou as suas propostas, que até então eram insuficientes.

Ler o documento aprovado no plenário