2facebook

Logotipo 4 Congresso

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



I1MG 0877
A unidade vai crescer e a luta vai continuar

A Fiequimetal e os seus sindicatos saúdam os trabalhadores que, de forma determinada, participaram no protesto realizado hoje, em Lisboa, durante a assembleia de accionistas da EDP; saúdam igualmente todos aqueles que hoje fizeram greve, como forma de demonstrarem o descontentamento resultante da desvalorização profissional por que a Administração é responsável.

A acção realizada faz parte de um processo de luta que os nossos sindicatos estão a desenvolver, no sentido de eliminar as diferenças e discriminações que afectam todos aqueles que estão em início de carreira e, em particular, os mais jovens.

Os lucros alcançados nos últimos anos pela EDP contrastam com o nivelamento, por baixo, das condições de trabalho e de remuneração que a Administração procura impor.

 

Pese embora a Administração afirme ser esta uma empresa socialmente responsável, a verdade é que hoje existem duas imagens da EDP: aquela que serve os interesses dos accionistas e aquela que promove a desvalorização profissional dos seus trabalhadores, que se sentem mal tratados.

Estamos perante um problema que apenas pode ser resolvido com a luta dos trabalhadores, para a qual a unidade é condição fundamental.

Nesse sentido, reiteramos as reivindicações dos trabalhadores:

• Uma clara melhoria das condições de progressão nas carreiras e nas remunerações, assim como a resolução das discriminações existentes;

• A negociação rápida das matérias pendentes do Acordo Colectivo de Trabalho, designadamente, as colónias de férias, os subsídios de estudo a descendentes, a saúde, bem como a melhoria do sistema «flex» e da avaliação de desempenho;

• A melhoria das condições de trabalho, em particular quanto aos desumanos ritmos que são impostos e aos intervalos de descanso entre jornadas de trabalho.

A Direcção Nacional da Fiequimetal

LER Saudação aos trabalhadores das empresas do Grupo EDP