2facebook

Logotipo 4 Congresso

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



A Comissão Sindical do SIESI, saúda e congratula todos os trabalhadores da Visteon, que durante este complicado e atípico processo de negociação, nunca desistiram e sempre se mantiveram unidos.

Resultante das exigências e da luta de todos nós, foi dado por parte da empresa um último passo no que respeita às alterações ao pacote já fechado e apresentado pelo nosso diretor geral em março de 2019. 

A 29 de Maio a empresa comprometeu-se em ir ao encontro de mais alguns pontos do nosso caderno Reivindicativo para 2019:

Um dia anual de ausência remunerada por doença ( atestado passado por médicos da empresa ou de fora com efeito a partir de 1 de junho de 2019, podendo ser gozado em dois meios dias ou dia completo);

Inserção dos filhos maiores de 25 anos nas apólices dos trabalhadores, que primáriamente será até aos 27 anos e revisto anualmente ( com efeito a partir de 2020);

Majoração de mais dia de férias para 2019 que será a 20 de Dezembro (a empresa pretendia criar um critério de assiduidade para a majoração do dia, e através do diálogo com o SIESI, conseguiu-se fazer entender que por apenas um dia não faria sentido condicionalismos).

 

Em primeira análise não consideramos que tivessem sido atingidos todos os objectivos dos trabalhadores, estes foram dadas as circunstâncias os possíveis de entendimento.

 

         No entanto, não deixamos cair causas tão fundamentais como:

  • ·A complementação das baixas por doença oncológicas ou crónicas;
  • ·A discriminação do pagamento de 30€ das penalizações do seguro de saúde por baixa;
  • ·O fim do teto da acumulação de horas extraordinárias bem como o seu pagamento como era antes de 2015;
  • ·A divisão de lucros
  • ·Um verdadeiro justo igualitário aumento salarial.

A união e a força dos trabalhadores levou à alteração do já fechado “pacote” de compensação, e será através da união que conseguiremos alcançar mais e melhores condições, nomeadamente as que nos tem sido retiradas ao longo dos anos

Unidade! A força dos trabalhadores!                       

  3 de Junho 2019

A Comissão Sindical do SIESI