2facebook

Logotipo 4 Congresso

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



Negociação do Piquete agrava-se com a eliminação de escalas!
Participa nos plenários que se realizarão no mês de Outubro!

A Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal informa os trabalhadores que, na reunião realizada no passado dia 18 de Setembro, foram debatidos com a direção da empresa vários pontos muito preocupantes para a continuidade do Serviço Thyssen Mais!

Foi assumido, por parte da direção, que o processo negocial é para continuar. No entanto salientamos que a intenção das alterações a ser implementadas nas delegações, com a eliminação de algumas escalas do serviço, sem o nosso conhecimento e acordo coletivo por parte dos trabalhadores é um ato de má-fé.

Aquilo que nos foi apresentada, nessa reunião, foi, infelizmente, uma revisão daquilo que já tem sido apresentada no passado, ou seja, um regime de turnos no qual os trabalhadores estariam prejudicados, se aceitassem, em três semanas do seu descanso e não em uma semana como com o Regulamento atual.

Aconselhamos à direção para que suspenda, com efeitos imediatos, esta intenção de eliminar as referidas escalas até à próxima reunião a ser realizada no mês de Outubro. Uma vez que trará um aumento das áreas geográficas, do número de avarias a serem atendidas, bem como o acréscimo do tempo de trabalho durante esse período. 

Todos os trabalhadores devem cumprir obrigatoriamente, conforme estipulado na Lei, as 11 horas de descanso ininterruptas entre dois dias de trabalho. A segurança dos trabalhadores não pode ser colocada em causa face à uma medida que aumentará o desgaste neste Serviço. Este prejuízo, quer na parte física, quer na parte psicológica, quer do ponto de vista remuneratório não merece de todo o nosso acordo.

Também alertamos que os trabalhadores não estão disponíveis, de nenhuma forma, a aceitar que seja considerado trabalho normal após às 18hs, em dias úteis, nem a alteração de passar o trabalho normal para ser realizado ao sábado.

 

PLENÁRIOS NO MÊS DE OUTUBRO:

Serão realizados plenários de trabalhadores, em todo o país, pelo que a participação de todos será fundamental para decisão das medidas a adotar, quer do ponto de vista da negociação bem como as medidas reivindicativas. 

Local

Data

Hora

Sintra

01 de Outubro (Terça-feira)

09:00

Alvalade

01 de Outubro (Terça-feira)

15:00

Setúbal

07 de Outubro (Segunda-feira)

15:00

Santarém / Caldas

08 de Outubro (Terça-feira)

09:00

Castelo Branco 

08 de Outubro (Terça-feira)

15:00

Coimbra

09 de Outubro (Quarta-feira)

09:00

Braga 

10 de Outubro (Quinta-feira)

09:00

Porto

11 de Outubro (Sexta-feira)

09:00

Açores

15 de Outubro (Terça-feira)

09:00

Loulé

16 de Outubro (Quarta-feira)

09:00

Madeira

22 de Outubro (Terça-feira)

09:00

Ordem de trabalhos

 

  1. Negociação Serviço Thyssen Mais.
  2. Oferta Pública Inicial para a Elevator Technology.
  3. Caderno Reivindicativo para 2020.

PRÉ-AVISO DE GREVE AO TRABALHO SUPLEMENTAR:

Por isso, informamos a todos os trabalhadores que realizam o Serviço Thyssen Mais que está em vigor, até 31 de dezembro de 2019, um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar, emitido pela Fiequimetal. 

Desta forma os trabalhadores não estão obrigados a realizar trabalho entre às 00:00hs e às 09:00hs. No entanto, outras medidas serão debatidas nos plenários que se realizarão em Outubro.

Conforme já foi demonstrado pelos trabalhadores, em vários períodos ao longo dos anos na empresa, é com a luta que conquistamos e repomos direitos. A defesa dos seus interesses não pode estar baseada numa folha de excel, com o único intuito de reduzir direitos e retribuições. 

           

A luta vale sempre a pena!      A Comissão Intersindical na

Sindicaliza-te e defende os teus direitos!        Thyssenkrupp Elevadores

Setembro 2019