2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



COVID 19 Perguntas e respostas 1024 3

visteon 3É POSSIVEL ORGANIZAR A PRODUÇÃO GARANTINDO A PROTECÇÃO DA SAÚDE DOS DIREITOS E O PAGAMENTO A 100% DA RETRIBUIÇÃO

A Direção da Visteon está fazer chantagem sobre os trabalhadores aproveitando o clima de pânico gerado sobre o problema do Covid19.

Um processo de chantagem que tem como propósito defender os lucros da Multinacional e colocar os trabalhadores a pagar a factura.

 

O que se exige da Direção é que encontre soluções de modo a organizar a produção em condições que salvaguardem a saúde e garanta o pagamento integral dos salários.

Exige-se igualmente que sejam respeitadas as instruções da Direcção Geral de Saúde e que aplique outras reforçando a protecção da saúde.

 

CONTRA A PILHAGEM AOS DIREITOS E AO SALÁRIO

Para isso, a Direção tem a obrigação de colocar em práctica um plano que salvaguarde a totalidade da retribuição e das férias.

Sobre Lei off

A Visteon, não preenche os requisitos de recurso ao Lei off que constam da Portaria71-A, basta para tal verificar os resultados líquidos dos últimos anos.

O sindicato irá questionar o Ministério do Trabalho sobre esta vergonhosa intenção de fazer recair sobre a Segurança Social custos que podem ser suportados pela Visteon.

É ainda mais grave quando a Empresa à semelhança de muitas outras muiltinacionais irá ter acesso a benefícios fiscais entre outros avultados apoios do Estado.

Férias

Por outro lado, constitui um assalto aos direitos querer que os trabalhadores antecipem as férias. Mas algum trabalhador que fique em casa gozará férias nas actuais circunstâncias?

O direito a férias é irrenunciável e nenhum trabalhador deve ceder ou assinar qualquer documento.

Unidade e luta são determinantes para travar o roubo dos direitos

É por isso, que apelamos a todos os trabalhadores para que mantenham a serenidade, a unidade e exijam da Direção o cumprindo com a sua obrigação legal de proteger a saúde a retribuição e os direitos dos trabalhadores.

 

Palmela 19 de Março 2020.

A comissão Sindical do Siesi

Ler Comunicado aos trabalhadores da Visteon