Imprimir

20160322celcat-arquivo.jpgOs trabalhadores da CelCat (General Cable) vão fazer greve a 31 de Março e 1 de Abril, durante quatro horas no início de cada turno. Lutam por um justo aumento salarial, a que a direcção da fábrica respondeu com o valor irrisório de 0,6 por cento e com uma tentativa de retirar direitos.
a CelCat está inserida no grupo internacional General Cable, que tem cerca de dez mil trabalhadores. Na unidade instalada em Morelena (Sintra) trabalham cerca de 275 pessoas, que produzem cabos eléctricos de baixa tensão e cabos de telecomunicações para Portugal e sobretudo para exportação (cerca de 80 por cento). Nos planos para 2016, está assegurada a venda de 80 por cento da produção.
Os trabalhadores, durante anos consecutivos de austeridade,  mantiveram sempre uma postura de compreensão com a direcção da empresa; mas, perante o comportamento mais recente desta, com tentativa de retirar direitos e uma actualização salarial insuficiente, considera-se que é chegado o momento de os trabalhadores conscientes e informados dizerem «basta!».
Exige-se um aumento real dos salários e uma revisão da reorganização do horário de trabalho.