Imprimir

tadosocantins

Basta de salários em atraso. É necessário tomar uma atitude!

A situação na Pinto & Bentes começa a tornar-se insustentável. O SIESI já enviou uma comunicação à gerência da empresa, onde alerta para o descontentamento dos trabalhadores e para as consequências que isso pode ter no funcionamento da empresa. Caso a empresa não assuma o pagamento dos vencimentos, pode ser necessário os trabalhadores darem um sinal da sua insatisfação e o SIESI estará ao seu lado para assumir responsabilidades na luta pelo pagamento atempado dos salários.

 

O SIESI é um sindicato responsável e pretende com a sua ação contribuir para que as empresas funcionem com regularidade, mas a estabilidade das empresas não pode ser justificação para que as gerências não cumpram com as suas obrigações. Primeiro estão os direitos dos trabalhadores!

Os atrasos frequentes no pagamento pontual da retribuição aos trabalhadores da Pinto & Bentes são uma ilegalidade, mas são também e antes de mais um desrespeito por quem trabalha o mês todo para que a empresa tenha futuro. Os salários devem ser uma prioridade da gerência da Pinto & Bentes. Da gerência não se espera que encolha os ombros e que diga que não há nada a fazer. Espera-se que encontre soluções para que atempadamente honre os seus compromissos com os trabalhadores.

Depois da comunicação feita pelo SIESI na sexta-feira, dia 11 de Novembro, resta esperar que a gerência rapidamente corrija a situação de salários em atraso. Caso tal não venha a acontecer, pode vir a ser necessário que os trabalhadores da Pinto & Bentes venham dar força à posição do sindicato e tomarem medidas que demonstrem à gerência que o pagamento atempado dos salários é uma obrigação legal e uma exigência dos trabalhadores.

O SIESI detetou, ainda, que abusivamente a empresa retém a quota dos trabalhadores mas que não a está a enviar para o Sindicato. Ou seja a empresa apropria-se da quota dos trabalhadores e serve-se dela para outras despesas.

Em relação a esta matéria o SIESI avançou já com um processo em tribunal contra a gerência da Pinto & Bentes pois a retenção de quota e não envio para o sindicato é um abuso de confiança punido como crime.

Em relação a essa matéria os sócios do SIESI devem estar tranquilos pois os seus direitos enquanto sócios estão assegurados na totalidade.