Imprimir

baixo consumo energia

Perante as reclamações constantes dos trabalhadores e a insistência da FIEQUIMETAL a administração da EDP viu-se forçada a reconhecer os erros na aplicação do benefício de energia eléctrica desde que este foi acordado e a garantir, em reunião realizada ontem, dia 01-02-2017, que irá proceder ao recálculo relativo ao ano de 2016 durante o primeiro trimestre deste ano e aos de 2014 e 2015 durante o segundo trimestre.

 

No entanto continuámos a afirmar que os trabalhadores não se conformam com a alteração do benefício, conforme acordado entre as partes, por imposição de terceiros (IVA) e por isso vamos continuar a procurar uma solução que permita repor o direito por inteiro.

Falta de segurança e assédio moral nas lojas

Na mesma reunião apresentámos ainda diversos problemas que os trabalhadores das Lojas nos fizeram chegar, principalmente no que se refere à segurança e ao conforto dos locais de trabalho e à crescente precarização dos vínculos laborais nas empresas que prestam serviço na EDP.

Foi-nos dito que quanto à segurança, a EDP irá dotar as lojas com novos sistemas de segurança, que deverão abranger progressivamente todas as instalações, priorizando as que são consideradas de maior risco. Estimando que todas as medidas estejam implementadas até Outubro deste ano.

A CNS/FIEQUIMETAL lembrou que é a própria EDP, ao entregar o trabalho a essas empresas, que promove de forma inadmissível a precariedade e a política de baixos salários. Não basta apresentar um caderno de encargos que, segundo se diz, salvaguarda essas situações, é necessário depois fiscalizar se esse caderno de encargos é colocado em prática e não tratam os trabalhadores como escravos.

Sindicaliza-te, só o sindicato é que defende os teus direitos