Imprimir


Tabela Salarial 2017 - Informação n° 4

Os lucros da Empresa foram gerados pelos trabalhadores não pelos accionistas

A CNS/FIEQUIMETAL repudiou a proposta da CN/EDP, quando esta, utilizando uma fundamentação tortuosa onde misturava a alteração da tabela em negociações de anos anteriores e a inflação que a EDP prevê para 2017, justificou a apresentação de uma proposta de apenas 0,7%, alegadamente para fecho das negociações.
A CNS/FIEQUIMETAL afirmou que, para fecho, essa proposta nem nos merecia sequer resposta e quando muito poderia ser um inicio de negociação e só nesse caso faria algum sentido.

Apesar do tom ameaçador da CN/EDP (que repudiamos totalmente e esperamos não ser uma nova etapa de ataque aos trabalhadores da EDP aquilo a que nesta reunião assistimos) nós afirmamos que a paz social para ser mantida exige negociações corretas e efetivas com reconhecimento do papel fundamental dos trabalhadores para o desenvolvimento da EDP e por isso a Empresa terá que corresponder justamente aos anseios expressos dos seus trabalhadores.

A nossa argumentação levou ao recuo da posição da Administração

A CN/EDP recuou então na sua posição e transformou a proposta que era para fecho numa proposta para negociação, tendo então a CNS/FIEQUIMETAL respondido que nesse caso e para continuação da negociação, alterávamos a nossa proposta para 3,1%, considerando que os pressupostos da nossa proposta inicial (inflação e produtividade) sempre deveriam estar equacionados e mostrando assim a disponibilidade para continuar as negociações.
Ainda assim, e tendo presente os resultados acumulados nos últimos anos a CN/EDP está bastante longe dos valores que permitam ir ao encontro das pretensões dos trabalhadores.

A próxima reunião ficou marcada para dia 08 de Março de 2017.

LUTA PELOS TEUS INTERESSES! SINDICALIZA-TE!
NÃO PODEMOS FICAR CALADOS!

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2017

A CNS/Fiequimetal

Ler comunicado