Imprimir

1maio23

O SIESI apela a todos os trabalhadores das empresas do seu âmbito de intervenção sindical e em especial aos seus associados que participem ativamente nas comemorações do 1º de Maio organizadas pela CGTP-IN nos diversos distritos.

 

O momento político e social que o País atravessa é relativamente o mais favorável aos trabalhadores e aos seus interesses, desde há longos anos. Contudo no sector das indústrias elétricas subsistem diversos problemas por resolver em que são necessárias medidas políticas que por um lado garantam uma reposição de direitos mais célere e abrangente e por outro lado torna se necessário dar mais força aos trabalhadores para que possam ver as suas justas reivindicações satisfeitas.

O patronato, do maior ao mais pequeno, do grande acionista ao patrão das instaladoras elétricas, ignorando as necessidades dos trabalhadores do sector têm fugido à realização de aumentos salariais justos e têm procurado fragilizar a contratação coletiva enquanto garante dos direitos e da igualdade entre os trabalhadores.

No sector dos elevadores os aumentos salariais conseguidos continuam a ser curtos para a valorização do trabalho e dos trabalhadores e muito aquém das reais possibilidades das empresas.

As empresas do sector continuam, ainda, a fugir à discussão de matérias determinantes para a vida dos trabalhadores como é exemplo: a atribuição de um subsidio de salubridade, a atribuição de um subsídio de risco e a revisão ou implementação do regulamento de piquetes.

Por tudo o que foi dito vale a pena lutar e comemorar no 1º de Maio.

Foi pela luta que os trabalhadores conseguiram derrotar um governo que fazia do aumento das desigualdades e do empobrecimento a chave para a sua ação. Foi pela luta que conseguiu-se repor salários, direitos e pensões.

Será pela luta que os trabalhadores do sector vão impor ao governo e ao patronato uma alteração do seu posicionamento por uma verdadeira melhoria dos salários e das condições de trabalho.

Dar força ao SIESI é lutar para ser respeitado

Ler Comunicado aos Trabalhadores