Cel-Cat volta à greve

Os trabalhadores da CEL- CAT, empresa de cabos eléctricos, com instalações em Morelena, Sintra, vão paralisar duas horas no dia 30 de Abril. A greve prossegue o protesto dos trabalhadores (cerca de 300) pela intransigência patronal nas negociações do Acordo de Empresa e por aumentos salariais justos. Pelos mesmos motivos, havia sido feita já uma greve, em 26 de Fevereiro passado.

 
Reunião com pessoal do Grupo Alfasom
 
A Direcção do SIESI, Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas, promove, no próximo dia 20 de Janeiro de 2010, a partir das 19,00 horas, uma reunião com trabalhadores do Grupo Alfasom, que decorrerá nas instalações da Delegação do Sindicato na Damaia, sitas na Av.ª D. Carlos I, nº 24-A/B. A reunião destina-se a prestar informações e esclarecimentos relativamente aos direitos legais, designadamente os que respeitam à contratação a termo e aos “recibos verdes”, às categorias e carreiras profissionais, às desigualdades nos salários, nas ajudas de custo e nas isenções de horário, ou os que se referem ao pagamento do trabalho nocturno e suplementar. Também o aumento dos salários irá ser debatido. O SIESI, em reunião realizada no passado mês de Novembro, já abordou com a direcção da Alfasom vários dos problemas que afectam os trabalhadores, tendo ficado agendada uma nova reunião para o próximo mês de Fevereiro.
 
Eleição dos representantes para a SHST na Vitrohm

O SIESI promoveu a eleição dos representantes dos trabalhadores da Vitrohm para a Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho (SHST). A lista apresentada integra três efectivos e três suplentes. Os representantes eleitos propõem-se agir com vista à melhoria do funcionamento dos serviços de Medicina do Trabalho, o que inclui a realização de exames médicos, de forma regular e periódica. Propõem-se, também, actuar no sentido da avaliação dos níveis de ruído e de outros factores de poluição ambiental, bem como na planificação e adopção de medidas que promovam a saúde nos locais de trabalho. Vão, ainda, intervir junto da direcção da empresa para que seja efectuada a avaliação dos riscos profissionais associados a cada equipamento e posto de trabalho e adoptadas as adequadas medidas de prevenção. Estas incluem a informação aos trabalhadores, de modo a ser evitada a sinistralidade e a contracção de doenças profissionais
 
 
Setembro 2010
D S Q Q Q S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
Concorda com um Orçamento Geral do Estado que não contempla aumento salarial?
 

Inscreva para receber as nossas novidades!

Nome


enviar por e-mail




     
EDP e REN põem em causa direitos fundamentais dos trabalhadores!
No passado dia 15 de Junho realizou-se uma reunião formal plenária de negociação do ACT/EDP-REN, da qual se destacam as seguintes questões...

A CNS/Fiequimetal entregou um abaixo-assinado, com mais de 2.000 assinaturas, onde se contesta e repudia a imposição salarial de 1,5%, considerando existirem todas as condições para a negociação de um aumento salarial justo.

ACT/EDP-REN

Saúde (Anexo VIII):

  • Várias CNS’s juntaram-se e entregaram uma proposta para a saúde, afirmando ser final.

Esta proposta, numa apreciação geral, configura a prestação de um frete à CN/GRUPO EDP e REN, na medida em que lhe dá os principais objectivos que esta pretendia atingir e que a CNS/FIEQUIMETAL sempre contestou, pelas seguintes razões:

 

  • Discrimina os trabalhadores reformados e pensionistas em actuais e futuros;
  • Diminui substancialmente os encargos das empresas, transferindo-os para os utentes, através de Mútua e Co-pagamento (Medicamentos e Consultas de Especialidade);
  • Diminui direitos e não salvaguarda a necessária melhoria da qualidade da prestação dos serviços médicos.

Perfis e carreiras (Anexo I):

  • A CN/GRUPO EDP e REN entregou a sua proposta para início do processo negocial, da qual ressalta um aspecto da máxima importância: propõe acabar com os automatismos e condicionar as eventuais evoluções a critérios unilaterais de “gestão”; nos perfis apresentados, inadmissivelmente concentrados, são descaracterizadas as actividades e os limites funcionais.
  • A CNS/FIEQUIMETAL considera inaceitável esta proposta, esperando que haja disponibilidade negocial por parte das empresas.
 
Energia eléctrica a preços reduzidos:
 
  • A CN/GRUPO EDP e REN informou que no decurso das alterações do sector, no âmbito do MIBEL, deverá acabar, a curto prazo, a tarifa regulada, pelo que, se tal suceder, terá de ser renegociada esta matéria.

Sobre estas matérias do ACT/EDP-REN, a CNS/FIEQUIMETAL irá analisá-las em profundidade e, oportunamente, dará informação mais detalhada.
 
Aos trabalhadores fica o alerta para a manutenção de um quadro de mobilização, considerando que todas as pretensões até agora manifestadas pela empresa – e não só – se consubstanciam a diminuição ou anulação de direitos. Apelamos, por isso, à participação massiva dos trabalhadores nos Plenários que estão a decorrer.
 
Junho/2010
 
A Direcção