2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



Formação Profissional

Black and Brown Modern Motivational Quote Facebook Post

Aos associados do SIESI:
Fruto da parceria entre o SIESI e a Inovinter, irá ser iniciado em Setembro o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP) aberto a todos os associados do sindicato. Acede ao link https://forms.gle/eiwFiqzDcv4mbcXu5 para mais informações e para te inscreveres.

Inscrições abertas até  26 de Julho!

 


Tabela Salarial 2017 - Informação n° 7

ADMINISTRAÇÃO AFRONTA OS TRABALHADORES
É necessário uma resposta dos trabalhadores

Na reunião realizada a 05 de Abril, a CNS/EDP mais uma vez não apresentou qualquer nova proposta sobre o valor da tabela salarial em negociação.

Esta atitude anti-negocial revela cada vez mais a forma de afrontação com que a Administração do Grupo EDP tem vindo nestes últimos tempos a brindar os trabalhadores.

Na reunião bilateral realizada, a CNS/FIEQUIMETAL deixou bem claro que não está disponível para trair os trabalhadores e que não aceita que a EDP em ano que apresenta um aumento de 5% dos lucros que totalizam mais de 6000 milhões nos últimos 6 anos e em que aumenta a remuneração aos acionistas em 3% continue a não repartir com justiça pelos trabalhadores a riqueza por estes criada.

Apelamos para que todos os trabalhadores participem nas comemorações do 1° de Maio, fazendo dele uma grandiosa jornada de luta pelos direitos dos trabalhadores.

Nesta reunião houve ainda ensejo de transmitir à empresa as nossas apreensões relativamente a uma série de matérias:

CAMPOS DE FÉRIAS

A FIEQUIMETAL transmitiu a sua deceção pela atitude unilateral da empresa em começar a cobrar a frequência dos campos de férias pelos filhos dos trabalhadores quando o expectável seria um alargamento desse direito a TODOS os trabalhadores do grupo estabelecendo a igualdade por cima e não por baixo.

É uma posição miserabilista da EDP que felizmente não foi seguida pela REN que manteve esse benefício gratuito aos seus trabalhadores.

BENEFÍCIO ENERGIA ELÉCTRICA

A FIEQUIMETAL registou com agrado o cumprimento do acordo efetuado recentemente sobre a correcção dos valores cobrados indevidamente aos trabalhadores em 2016.

Esperamos que o cumprimento do acordo de no segundo trimestre ser feito o mesmo relativamente aos valores de 2014/2015 decorra também positivamente.

Contudo apresentámos o nosso repúdio pelo texto que foi enviado nos recibos de vencimento do mês de Março em que se afirma que os erros vão continuar e se procura forçar a adesão ao regime de conta-certa o que se opõe ao que foi negociado e se prende com a liberdade de opção por cada trabalhador das suas formas de contrato e pagamento.

A empresa considerou a nossa posição e ficou de encontrar uma solução efetiva e definitiva para o tema.

PROTOCOLOS DA TERGEN (MORTÁGUA) E FISIGEN (BARREIRO)

A CNS/Fiequimetal perguntou por que razão as compensações previstas nos protocolos ainda não foram pagas ao que nos foi informado que, devido a não existirem picagens eletrónicas, o processo de cálculo se torna moroso mas que se iria tentar acelerar e nos seria comunicado.

Também fomos informados de que algumas declarações para o IRS estariam erradas e iriam ser substituídas e que o reembolso das despesas com saúde vai mudar de procedimentos devido à passagem das despesas dos reformados para o Fundo de Pensões.

A próxima reunião realiza-se no dia 19/04/17 pelas 10,30h imediatamente antes da Assembleia Geral de Acionistas.

Lisboa, 07/04/2017

A CNS/FIEQUIMETAL

Ler Comunicado