2facebook

Logotipo 4 Congresso

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



CELCAT

A cada posto de trabalho permanente, um vinculo de trabalho efetivo!

Por sentença do Tribunal da Relação de Lisboa de 23 de Maio de 2018 e agora confirmado pelo Supremo Tribunal de Justiça vai ser reintegrado um trabalhador ilegalmente despedido pela direção da Prysmian CelCat.

A decisão tomada pelo Tribunal da Relação de Lisboa justifica-se pelo facto de o trabalhador ocupar um posto de trabalho permanente, desempenhar uma função absolutamente necessária ao funcionamento normal e regular da empresa.

Para este processo revelou-se crucial a decisão, por parte do trabalhador, de enfrentar a empresa e, com o apoio do seu sindicato de classe, o SIESI, avançar com a luta na defesa do seu posto de trabalho.

Esta vitória vem no seguimento de muitas outras conquistas, de que é também exemplo as recentes reintegrações de trabalhadores ilegalmente despedidos na Exide, Hanon e Visteon, entre outras.

 

Provas de que a precariedade não é uma inevitabilidade e que, com a luta organizada, é possível contrariar este flagelo e afirmar a validade da reivindicação de que a cada posto de trabalho permanente deve corresponder vínculo de trabalho efetivo, como o SIESI e a CGTP-IN justamente reivindicam.

Fica assim demonstrado que vale sempre a pena lutar e que lutando, podemos vencer!

Ler comunicado aos trabalhadores da CelCat