Formação Profissional
Aos associados do SIESI:
Fruto da parceria entre o SIESI e a Inovinter, irá ser iniciado em Setembro o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CAP) aberto a todos os associados do sindicato. Acede ao link https://forms.gle/eiwFiqzDcv4mbcXu5 para mais informações e para te inscreveres.
Inscrições abertas até 26 de Julho!
Acção Sindical
Pela valorização das carreiras.
A luta não vai parar!
Dando continuidade ao processo de luta pela valorização das carreiras dos trabalhadores do Grupo EDP, foi renovado o pré-aviso de greve entre os dias 1 de Setembro e 31 de Outubro. O processo negocial está em curso, mas é preciso mais para atingirmos os objectivos pretendidos pelos trabalhadores. Nesse sentido, não podemos baixar os braços, temos de continuar a reivindicar da Administração da EDP que valorize as carreiras dos trabalhadores EDP.
Um processo difícil e que se vai ganhando a “pulso”!
O tempo decorrido desde o encerramento da Central, com consequências complexas em quase centena e meia de trabalhadores que viram desaparecer os seus postos de trabalho, apenas teve os resultados positivos no seu desenvolvimento pelo trabalho desenvolvido pelos trabalhadores em ligação ao sindicato. A prioridade inquestionável foi sempre a dos postos de trabalho com qualificação e remuneração não prejudicadas, condição que até ser alcançada seria garantida pelo programa criado no âmbito do FTJ.
Com o apoio de representantes locais do SIESI, imprescindíveis na ligação aos associados, foram desenvolvidas acções junto do Presidente da República, Governo, Partidos Políticos e outras entidades no sentido de obter garantias efectivas, evitando que o tempo criasse um vazio de resultados que, não temos dúvidas, seriam catastróficos para os trabalhadores e suas famílias.
Logo que verificado que a carreira contributiva não estava a ser considerada como tal pela SS, de imediato se exigiu de todos os órgãos com responsabilidade, o que levou à inclusão da verba no OE para 2024, bem como o valor correspondente à manutenção do programa no ano corrente.
Decorreu, no dia 25 de Julho de 2024, uma iniciativa de apoio e solidariedade com o povo palestiniano e pela paz, onde se incluiu a apresentação do livro "Palestina, um solo ocupado", de Antero Gabão, que se encontra disponível na sede do SIESI.
A sessão contou ainda com a participação de José Oliveira, do Movimento pelos direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.
A Direcção do SIESI apela à assinatura do abaixo-assinado pelo reconhecimento do Estado da Palestina por Portugal, na seguinte ligação: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT121107 [1]
Palestina Vencerá!
CONVITE
Por iniciativa da Comissão de Reformados do SIESI e com o apoio da Direcção, realiza-se no dia 25 de Julho de 2024, pelas 15:30 horas, uma iniciativa de apoio e de solidariedade com A LUTA DO POVO PALESTENIANO PELO DIREITO À PAZ!
Esta decorrerá na sede do Sindicato, na Av. Almirante Reis, 74G - 4.º andar, em Lisboa.
No decorrer da iniciativa será lançado um caderno que retrata a luta do povo palestiniano da autoria de Antero Gabão, membro da Comissão de Reformados, e contaremos ainda com a presença de um convidado do MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente.
Convidamos os reformados e restante coletivo do SIESI (Sócios, Dirigentes, Delegados e outros amigos) a estarem presentes e participarem nesta importante iniciativa de Apoio á Luta do Povo da Palestina.
Participa e Divulga!
Palestina Vencerá!
A Comissão de Reformados e Direcção do SIESI
Participa no plenário por melhores salários e condições de trabalho!
A Comissão Sindical e a Direcção do SIESI convocam os trabalhadores para participarem no plenários que se realizarão presencialmente, para os trabalhadores das delegações conforme calendário abaixo:
Local |
Data |
Hora |
Lisboa – Edifício Xerox |
19 de Junho (Quarta-feira) |
14:00 |
Todos os trabalhadores têm quinze horas de plenário por ano, justificadas e remuneradas, conforme a lei. Apelamos a uma ampla participação e divulgação.
Serão debatidos pontos importantes para a vida e condições de trabalho de todos.
As Estruturas Representativas dos Trabalhadores da EXIDE, de acordo com o que foi decidido nos plenários, vêm apelar, mais uma vez, à união de todos, assim pedimos para que ninguém venha trabalhar no dia 18 (dia da porta aberta).
Ninguém é obrigado a vir trabalhar, ao abrigo do pré-aviso de greve ao trabalhão suplementar da FIEQUIMETAL.
Mais importante que os familiares e amigos conhecerem o espaço, as máquinas e o que produzimos, é que saibam que a empresa reconhece o nosso valor todos os dias, dando-nos condições de trabalho e aumentos salarias dignos.
Basta de propostas ofensivas!
Valorizem quem produz!
Exigimos melhores salários! Negociações fora de serviço!
Solicitamos reunião à direcção da empresa para que a negociação dos aumentos salariais continue. Por isso, em breve serão realizados plenários.
É incompreensível que após lucros consideráveis, e aumento do fluxo de caixa, a empresa ainda não tenha o seu orçamento aprovado e não saiba como serão os aumentos salariais, principalmente numa altura em que os trabalhadores mais precisam recuperar o poder de compra.
TODOS A CAMINHO DE LISBOA – 10 DE ABRIL
Ao longo dos últimos meses nós, os trabalhadores do Grupo EDP, temos demonstrado um enorme sentido de responsabilidade perante níveis de saturação do desrespeito que a Administração tem revelado, ao não reconhecer o nosso trabalho, o nosso esforço diário em construir uma Empresa que desejamos de referência no sector energético.
Nós os mais jovens Quadros Técnicos e Superiores na Empresa, queremos ser valorizados nas nossas carreiras profissionais e ter a esperança, que as nossas progressões, para atingir o topo das nossas carreiras se concretizam num tempo razoável da nossa vida activa.
Nós os trabalhadores mais antigos, queremos o reconhecimento de anos dados à Empresa e chegar ao final da nossa vida activa de trabalho, valorizados profissionalmente.
Não dá para esperar mais tempo, exigimos respostas às nossas exigências.