2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



1maio 190

COVID-19 - Perguntas e respostas

salarios190

Formação Profissional

20170612Inovinter Qualifica2

Acção Sindical

É preciso concretizar as negociações em curso com melhorias que se notem.

Na passada quarta feira, dia 28, realizou-se mais uma reunião plenária via teams.

Da parte da EDP, com a mesma música em algumas matérias, não é apresentando nada de novo no desenvolvimento das negociações em curso.

É HORA DA LUTA!
GREVE / HUELGA / STRIKE / SCIOPERO / STREIK
30 de Julho: das 00:00hs às 24:00hs Concentrações: Porto, Algarve, Açores e Madeira!

No dia 30 de Julho será realizada uma Greve em todo o país, das 00:00hs às 24:00hs, conforme decidido pelos trabalhadores nos plenários, em resposta ao actual estado da negociação, da organização de trabalho, da falta de pessoal, da sobrecarga de trabalho e do aumento dos objectivos. Cumprindo as medidas de segurança adequadas.

Durante os últimos meses a situação na empresa não melhorou, na negociação do Caderno Reivindicativo a direcção de Portugal e Iberia não trouxeram contraproposta, o controlo diário através do Dataevo causa cada vez mais stress aos técnicos, aumenta constantemente a sobrecarga das tarefas na assistência, bem como na área administrativa, em várias delegações do país. Além disso, têm sido propostas várias rescisões de contrato sem haver contratação de pessoal.

Os objectivos financeiros foram atingidos, mesmo com a Pandemia, com o esforço e dedicação dos trabalhadores. Como tal as reivindicações, são mais que justas. Os trabalhadores e suas famílias merecem o reconhecimento do trabalho realizado!

Representantes dos trabalhadores de vários países (Holanda, França, Espanha), bem como a Industriall Europe Trade Union já manifestaram solidariedade com a nossa luta. Por isso, é hora de demonstrar a insatisfação e lutar pelo Caderno Reivindicativo 2021, por melhores condições de vida e trabalho!

TKE Comunicado Comissão Intersindical - Greve 30 Julho 2021

 Comunicado 2 TKE Greve 30 Julho 2021

Sem contraproposta às revindicações dos trabalhadores
GREVE / HUELGA / STRIKE / SCIOPERO / STREIK

30 de Julho: das 00:00hs às 24:00hs
Concentrações: Porto, Algarve, Açores e Madeira!

A Comissão Intersindical informa que, conforme decidido pelos trabalhadores nos plenários, devido à ausência de contraproposta por parte da direcção da empresa na reunião de negociação do Caderno Reivindicativo para 2021, do passado dia 19 de Julho, será realizada GREVE no dia 30 de Julho, das 00:00hs às 24:00hs, em todo o país.

Lamentamos que desde a última reunião de negociação, realizada no mês de março, passaram-se mais de quatro meses sem que houvesse qualquer alteração da posição, muito menos uma contraproposta, para discutir e apresentar para votação junto dos trabalhadores.

Os trabalhadores que estejam disponíveis a aderir à concentração do Porto devem informar os representantes sindicais para organização dos transportes adequados.

Existem outros temas preocupantes na empresa como a pressão sobre os trabalhadores com os tempos, quer das manutenções quer das tarefas de escritório, com a sobrecarga de trabalho, a redução de pessoal sem que exista novas contratações, o Piquete e outros."

TKE Comunicado Comissão Intersindical - Greve 30 Julho 2021

PRE-AVISO GREVE TK Elevadores 19 Julho 2021

 

O filme é repetido!

O SIESI desenvolveu diversos esforços no sentido de esclarecer, e resolver, a situação dos trabalhadores a quem a direcção da empresa retirou tarefas e resolveu ocupá-los com outras funções das quais não resultam resultados práticos visíveis.

Foi pedida a inspeção da ACT, que ainda aguardamos resposta, e ainda se realizou uma reunião no Ministério do Trabalho entre o SIESI, a SICMAN e a SIEMENS SA, mas o “filme” foi repetido e, ainda por cima, de má qualidade.

|PLENÁRIOS DIA 22 DE JULHO
14H00 E 15H00

Ler mais...

Aos trabalhadores da SICMAN

Mais uma reunião, e ainda muito por resolver

De volta às reuniões plenárias, nesta quarta feira, dia 14, tivemos desta vez a presença do Engº Miguel Stilwell de Andrade, novo presidente do CAE da EDP. Uma reunião com vários temas apresentados pela empresa, entre eles transição energética, impostos e rotação de ativos nas geografias da EDP.

Não deixando de parte a importância que têm estes temas colocamos em cima da mesa as questões diretamente ligadas aos trabalhadores.

Ler Comunicado aos trabalhadores da EDP

Negociação do Caderno Reivindicativo 2021 no próximo dia 19 de Julho

Todos mobilizados por melhores condições!

A Comissão Intersindical informa que a reunião de negociação do Caderno Reivindicativo para 2021 ficou marcada para o próximo dia 19 de Julho, devido à disponibilidade de agenda da direcção da empresa.

Como tal, e conforme discutido com os trabalhadores nos plenários, só após esta data é que será possível definir qual o rumo das negociações ou das acções de luta a adoptar.

Apelamos a uma forte mobilização:

  • Pela redução do horário de trabalho, das 40hs para 35hs de forma gradual, sem perda de retribuição;
  • Pelo pagamento do complemento do salário líquido em caso de baixa médica;
  • Pela aplicação do descanso compensatório aos trabalhadores que realizam trabalho suplementar;
  • Pelo pagamento do cartão de saúde ao agregado familiar;
  • Pela aplicação de um dia de férias por cada dez anos de antiguidade na empresa.

TKE Comunicado Comissão Intersindical - Julho 2021
TKE Comunicado Comissão Intersindical Julho 2021

 

Aquela coisa que este ano chamaram de “Prémio extraordinário – Pandemia”

Mais uma vez, a administração apareceu, para encerramento do processo negocial “TABELA SALARIAL 2021”, com a presentação de um prémio extraordinário – pandemia.

Dissemos á administração que tínhamos muito gosto em que a empresa valorizasse a tabela salarial e não a atribuição do prémio.

Mesmo nós disponíveis para continuar a negociação, a administração decide apresentar um protocolo para encerramento, em que consta lá as condições para a sua atribuição.

Questionamos a administração sobre o não pagamento do prémio aos trabalhadores da EDP-Renováveis, uma vez que esta empresa faz parte do grupo e do atual ACT.

A administração ficou de analisar o que se passou, mas até agora não deu respostas.

Conscientes da indignação dos trabalhadores da EDP-Renováveis, tudo vamos fazer para que esta discriminação não lhes seja aplicada, porque isto não pode andar ao sabor de uma qualquer Hierarquia ou Administração.

Ler Comunicado aos trabalhadores do grupo EDPEDP Prémio extraordinário Pandemia

Mais uma reunião “Flop”

Na reunião decorrida no passado dia 30 de junho notou-se a falta do Presidente do CA que tinha sido anunciada com pompa e circunstância, mas que acabou por não se verificar.

A administração continua com a sua atitude de brincar com quem trabalha e como em outros temas anteriores escusou-se mais uma vez a apresentar qualquer proposta em relação às matérias em negociação, remetendo essa proposta para a primeira reunião de setembro, após a auscultaçã
das diversas estruturas envolvidas.

Ler Comunicado da Fiequimetal aos trabalhadores do grupo EDP

Não assinar NADA!

Na última reunião com a administração da Hanon e a Comissão Sindical do SIESI foi-nos comunicado que a empresa procurava um acordo para deteriorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores. Visa este acordo a alteração ao horário de trabalho para aplicar a laboração contínua, de segunda a domingo, sem qualquer compensação pelas graves consequências que este regime de horários causaria aos trabalhadores a curto, médio e longo prazo.

Tal implicaria, então, aquela prática a custo zero e à revelia do que uma matéria destas impõe de alterações e prejuízos quanto à organização de vida pessoal e familiar que os trabalhadores, bem como quaisquer compensação ou trabalho suplementar.

Ler Comunicado do SIESI aos trabalhadores da Hanon