Acampamento pela Paz

A3 190

2facebook

precariedade 190

SIESI Informa - Abril 2017

jornalsiesiCONTINENTE

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



Acção Sindical

960

Mais uma Vitória dos Trabalhadores!

Em Acção que ocorreu no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juizo do trabalho do Barreiro, a Hanon, reintegrou ao serviço duas trabalhadoras que haviam sido despedidas!

A reintegração justifica-se com o facto de aquelas trabalhadoras ocuparem postos de trabalho permanentes, sendo as respectivas funções absolutamente necessárias ao funcionamento normal e regular da empresa e responderem directamente às orientações dadas pela HANON há vários anos.

A diferença neste caso resulta de as duas trabalhadoras terem recorrido ao seu Sindicato, o SIESI,  ali procurando e encontrando apoio e solidariedade com vista à reposição da legalidade.

Depois das greves com muita participação, a Administração da CelCat volta a mostrar disponibilidade para reunir

Depois da demonstração da força e da importância que os trabalhadores da CelCat têm para a empresa, visível com as paragens na produção nas greves de Maio e Junho, a Administração da CelCat recuou e pediu uma nova reunião com o SIESI, agendada para o dia 14 de Julho. Esta situação só se verifica porque os trabalhadores foram à luta contra a inflexibilidade da empresa. O SIESI e os trabalhadores valorizam este avanço e espera-se que esta nova reunião represente um avanço nas negociações relativamente às reuniões anteriores.

PLENÁRIOS NO DIA 19 DE JULHO

Haverá plenários no dia 19 de Julho, para o 1º turno às 00h30m e para o 2º e 3º turno com inicio às 15h00m, no refeitório, onde  informaremos  os trabalhadores sobre o conteúdo da reunião de dia 14 e para os trabalhadores decidirem se têm de tomar medidas de forma a exigir a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

acampaz460

Realiza-se nos dias 28, 29 e 30 de Julho, nas piscinas municipais de Évora, o Acampamento pela Paz, que irá juntar centenas de jovens de todo o País com torneios de desporto, workshop, animação cultural, concertos de Profjam e Peste&Sida, em 3 dias onde a animação e o convívio serão constantes.

Vamos juntar-nos num grande fim-de-semana em Évora, cidade Património da Humanidade, num espaço com boas condições para acampar e com uma das mais emblemáticas piscinas do País.

Com o contributo de 25€ está assegurado o transporte de todos os pontos do País, a estadia, duas refeições e a participação em todas as actividades, festas e concertos ao longo dos 3 dias.

Junta os teus amigos, contacta o SIESI ou a Interjovem/CGTP-IN e vem connosco ao Acampamento pela Paz!

celcatjun2017

GREVE DE 28 A 30 DE JUNHO!
AVANÇAR NA LUTA! EXIGIR A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DOS TRABALHADORES!

Uma vez que a administração mantém a sua atitude inflexível nas negociações, rejeitando negociar as justas reivindicações que os trabalhadores e o SIESI reclamam, foi decidido pelos trabalhadores, nos plenários realizados no dia 01 de Junho, convocar uma nova greve de 4 horas (2 horas ao início e 2 horas no fim de cada turno) com início a 28 de Junho às 00h30 e término no dia 30 de Junho às 00h30.

Comunicado Greve13JUNHO2017 1

GREVE 13 de JUNHO

São objectivos desta paralisação:

- A negociação efectiva das reivindicações salariais, subsídio de refeição, carreiras, discriminações e outras apresentadas através de caderno reivindicativo apresentado à empresa, entre elas o gozo dos feriados de Carnaval e o Municipal;

- Pelo fim da instabilidade e de uma estratégia, de recurso a empresas de prestação de serviços, cujo único objectivo se traduz na precarização das condições de trabalho dos trabalhadores que prestam um serviço imprescindível à actividade e obrigações das empresas (EDP, VODAFONE, PT/MEO, NOS, NESTLÉ, L´OREAL, etc.) aumentando os lucros de milhões destas empresas.

Ler Comunicado aos trabalhadores Randstad

 

Reposição das anuidades e progressões (50%) já no mês de Julho

Resultados demonstram que os mais de seis anos de trabalho e luta valeram a pena!

O SIESI pode, desde já, confirmar que a EDA irá repor, de acordo com o determinado na Lei, os direitos adquiridos, nomeadamente quanto aos valores da antiguidade e da evolução na carreira, em 50% a 1 de Julho de 2017 e os restantes 50% a 1 de Janeiro de 2018, estando no entanto afastado o pagamento de retroativos, o que se entende, no entanto, ser inaceitável e a este assunto ainda teremos a oportunidade de voltar.

Final comunicado greve maio 2017 2

Greve teve elevada adesão!

A Direcção e a Comissão Sindical do SIESI saúdam calorosamente os trabalhadores da Celcat pela sua elevada adesão à Greve de 4h por turno nos dias 24,25 e 26 de Maio e pela sua determinação e firmeza em lutar por melhores salários e por uma vida mais digna.

A greve paralisou praticamente toda a fábrica, em todos os turnos, afetando irremediavelmente a produção.

Para a administração ficou bem patente o descontentamento dos trabalhadores e a exigência de que mude, rapidamente a sua atitude negocial ouvindo as nossas reivindicações de aumentos salariais e reposição de direitos.

Saímos desta Greve com a certeza de que não vamos baixar os braços enquanto não houver aumentos justos dos salários enquanto o nosso trabalho não for valorizado e os nossos direitos forem respeitados.

Comunicamos desde já que iremos realizar plenários no próximo dia 01 de Junho de 2017, com início às 00h30m para o 1o turno e às 15h,00m para o 2o e 3o turno para discutirmos a continuação da luta e do processo negocial.

Ler Comunicado aos Trabalhadores

Acções em curso para melhoria dos salários e condições de trabalho!

 A comissão negociadora patronal da General Cable Celcat (CNP), continua a mostrar-se inflexível em melhorar as condições de trabalho e actualizar as tabelas salariais dos seus trabalhadores.

Os Trabalhadores da General Cable CelCat e Telecomunicações, S.A. durante anos consecutivos de austeridade, tem mantido o seu profissionalismo, como também uma postura de diálogo e compreensão com a direcção da Empresa, sendo que chegou o momento de dizer basta.

 Uma vez que através da via negocial ainda não foi possível alcançar nenhuma das revindicações da nossa Proposta Negocial da Revisão do A.E, foi decidido pelos Trabalhadores nos Plenários realizados nos dias  5 e 12 de Maio convocar  greve de 4 horas (2 horas ao inicio e de 2 horas ao fim de cada turno) com inicio no dia 24 de Maio às 00h30m e com término no dia 26 de Maio às 00h30m. 

orona

Plenário dia 16 de Maio, na Beloura, 09:00 horas
A resposta é a mobilização: participa no plenário!

O SIESI irá realizar plenário de trabalhadores na sede, na Beloura, para informar sobre as acções a desenvolver pela melhoria dos salários, pela Regulamentação do Serviço de Piquete e pela melhoria das condições de trabalho.

Divisão da Delphi e a salvaguarda do emprego e dos direitos

Divisão da Delphi e a salvaguarda do emprego e dos direitos

No seguimento de informações de que a Delphi irá ser dividida em duas empresas, dirigentes da Fiequimetal, do SIESI, SITE CSRA e SITE NORTE reuniram-se com a direcção de recursos humanos da empresa em Portugal, para obter os esclarecimentos necessários.

Desde já queremos afirmar que os Sindicatos da CGTP-IN estarão atentos e prontos a agir, sempre com os trabalhadores caso a Administração da Empresa pretenda suprimir direitos, colocar em causa o Emprego e operar mudanças internas que degradem ainda mais as condições de trabalho.

A Fiequimetal/CGTP-IN solicitou reunião aos ministérios da economia e trabalho com o propósito de colocar o governo ao corrente da situação.