2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



Acção Sindical

Ainda, sobre o programa de vacinação…
Não basta publicar, é preciso informar e atualizar!

À semelhança de outros anos, considerando a fase particularmente grave que se atravessa, a Comissão de Acompanhamento da Saúde, na qual temos um representante, questionou a empresa sobre a necessidade de se tomarem medidas para a minimização dos riscos decorrentes do Covid-19, garantindo a vacinação para a Gripe e nos casos recomendados também da antipneumocócica (idade superior a 50 anos)

Ler Comunicado aos trabalhadores do Grupo EDP

23/10 - Dia de luta por melhores salários e negociação das reivindicações

Estão marcadas duas acções de luta no sector dos Fabricantes de Material Elétrico e Eletrónico para o dia 23 de Outubro, para exigir aumentos salariais dignos e a negociação dos cadernos reivindicativos apresentados nas empresas.

Ler Comunicado aos Trabalhadores dos Fabricantes de Material Elétrico e Eletrónico e aos órgãos de comunicação social

Dia de luta por melhores salários nos fabricantes de material elétrico e eletrónico

O SIESI reuniu com os representantes do SICMAN no dia 14 de Outubro, na sede do sindicato, para acompanhar a reintegração dos trabalhadores que estavam abrangidos pelo despedimento colectivo e para apurar as condições em que esta reintegração estava a ser realizada pela empresa.

A empresa referiu que está a integrar os trabalhadores nas secções e a cumprir com o dever de ocupação dos trabalhadores, atribuindo tarefas e trabalhos que precisam de ser realizados, e que a integração nos trabalhos anteriores não será automática nem imediata, mas não está esquecida.

Comunicado aos trabalhadores do SICMAN, ACE

Aos trabalhadores do SICMAN ACE

Mais uma reunião e não se vê luz no fundo do tunel!

A reunião de hoje tinha como finalidade resolver o tema do subsídio de estudo a descendentes. Mas da parte da empresa, foi mais uma reunião sem proposta. Fizemos notar que para além da proposta da empresa é necessário o fornecimento de alguns dados ainda em falta para podermos aferir a justeza de algumas propostas. A nova promessa da administração é que nos fornecerá estes dados durante a próxima semana, e depois fará mais uma ronda de negociações bilaterais, culminando numa plenária no próximo dia 28.

Ler counicado aos trabalhadores do grupo EDP

Reconhecimento e respeito andam esquecidos
ou é algo que se desconhece?

O tempo vem demonstrando a todos, excepto a quem ganha com esta situação, que os postos de trabalho nas Lojas no passado e no quadro actual (Comercial, Distribuição e SU) são assegurados por profissionais competentes, vestindo uma farda e dando a cara pelo Cliente, embora sempre tenham sido tratados como “enteados”, ao invés do que por direito deviam ser: trabalhadores dos quadros da EDP.

Os salários são o mais baixos possível, apenas tendo sido alterados após intervenções do Sindicato e em função da alteração do salário mínimo nacional, esquecendo o tempo em que se “abotoaram” com os 10% da diferença, e os direitos sempre tentados diminuir.

Ler comunicado aos trabalhadores das Lojas EDP

lojas edp COMUNICADO

Negociações continuam … mas a passo de caracol!

A CNS/FIEQUIMETAL voltou a afirmar na reunião de 30.09.2020 a necessidade de rapidez nas negociações referentes ao subsídio de Estudo a descendentes. Por um lado para que se possa aplicar este ano letivo e por outro para se poder avançar para outras matérias pendentes.

Temos de passar à fase de negociar o subsídio de disponibilidade, as progressões nas carreiras e as ajudas de custo, cujo escalão mais baixo já é inferior ao Subsídio de Refeição Para além de outras matérias que se manifestam de necessária abordagem.

Ler Comunicado aos trabalhadores do grupo EDP

Um resultado que tem de ser potenciado
logo em Janeiro de 2021

A reunião de ontem, dia 28 de Setembro, esgotou negocialmente o espaço para se poder encontrar uma solução que não prejudicasse mais, por força do tempo decorrido e muito perturbado por fatores que têm condicionado a vida de todos nós.

A Comissão Sindical do SIESI, neste contexto admitiu que o valor de aumento de 1,7% a aplicar em Outubro, com o acréscimo de dois dias remunerados, um consubstanciado no pagamento de mais um dia de doença, bem como a concessão do dia 23 de Dezembro como férias, criou um contexto que se aproximou de uma solução que não sendo a melhor, se constituía como um avanço.

Com a aceitação da empresa de iniciar a negociação do Caderno Reivindicativo já em Janeiro, com uma antecipação que tem de ser decisiva para que a produção de efeitos seja, coerentemente, aplicada nesse mês, como vai ser o nosso objectivo, foi possível encontrar uma base para acordo.

Ler Comunicado aos Trabalhadores da Visteon

visteon palmela 640px

Exigido respeito e condições de trabalho!
Os prestadores de serviços que detêm contratos com os trabalhadores que asseguram os postos de trabalho nas Lojas da EDP no passado e no quadro actual (Comercial, Distribuição e SU) continuam a manifestar um silêncio grave, por cúmplice e indiciando que “quem cala consente”, não respondendo às sucessivas interpelações que lhe têm sido feitas, nomeadamente no caso da EGOR e da Manpower.

 Ler comunicado aos trabalhadores das Lojas EDP

Vitória da unidade e resistência dos trabalhadores

O SIESI saúda os trabalhadores do SICMAN, ACE que, com a sua resistência, firmeza e unidade conseguiram travar o despedimento colectivo e serem reintegrados na empresa.

É uma vitória que confirma a importância e o valor da luta dos trabalhadores em defesa dos seus direitos e que reafirma que é através dela que os trabalhadores conseguem alcançar resultados.

Esta vitória surge na sequência de um plenário, na sexta-feira, em que os trabalhadores demonstraram a sua firmeza na intenção de não serem despedidos e decidiram avançar para uma acção de luta para o dia 15 de Setembro, dia em que o processo iria estar finalizado.

Com este resultado, os 15 trabalhadores que estavam incluídos no processo de despedimento colectivo e que estavam prestes a perder o posto de trabalho, foram readmitidos no dia 14 de Setembro, ao final do dia, um dia antes da acção de luta – que acabou por ser cancelada visto que os seus objectivos foram alcançados. É ainda um exemplo para outros trabalhadores que se estão a deparar com os mesmos problemas e um estímulo a que não se resignem e lutem pelos seus direitos.

Ler comunicado aos trabalhadores do SICMAN, ACE  

20200908tapete aeroporto arquivo