2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



COVID-19 - Perguntas e respostas

salarios190

Formação Profissional

20170612Inovinter Qualifica2

Acção Sindical

edp 3Ainda no rescaldo da última reunião com o CA...

A última reunião com a Comissão Negociadora da Fiequimetal, na qual o SIESI se inclui, realizada no dia 15 de Setembro, a empresa aproveitou para dar conta de algumas outras questões que não as negociais, o que agora damos nota dentro de um contexto de utilidade nuns casos e de alerta noutros, considerando que o seu desenvolvimento não pode deixar de merecer toda a atenção, informação e ligação ao Sindicato.

Ler informação aos trabalhadores do Grupo EDP

Participa nos plenários!  
Defender a contratação colectiva! 
Lutar por melhores condições de trabalho e de vida! 

IMG 20210430 112939

A Comissão Inter Sindical reuniu, no dia 17 de Setembro, para analisar a situação na empresa após a greve do dia 30 de Abril, as reuniões no Ministério do trabalho (realizadas em 19 de Maio e 27 de Junho).  

Tendo em conta a falta de contraproposta por parte da administração foi decidido avançar com plenários nos próximos meses para discutir novas propostas para a negociação de 2022.  

Alertamos que está em curso um ataque por parte da direcção, que repudiamos, aos direitos e remunerações consagrados no Contrato Colectivo dos Fabricantes de Material Eléctrico e Electrónico (CCTV FMEE) para substituí-los por uma contratação colectiva inferior que, aos sócios do SIESI, Site Centro Norte e do Site Norte, não poderá ser aplicada. 

Esta tentativa de alteração de contratação colectiva poderia levar à eliminação das diuturnidades, redução do pagamento do trabalho suplementar e/ou implementação de banco de horas, aumentaria o horário diário de trabalho em até 12 horas, alargaria o horário para 6 horas de trabalho consecutivo para intervalo de descanso, eliminaria o horário de trabalho nocturno entre às 20hs e 22hs. Como tal, cabe a cada trabalhador a decisão pela defesa dos direitos individuais e colectivos, onde a sindicalização evita que tais intenções não sejam aplicadas. 

Ler comunicado aos trabalhadores da Otis Elevadores

Matérias assinaladas pelo CA na última reunião!
Durante a última reunião plenária de dia 15.09.2021ª Administração abordou vários temas para além das matérias em negociação.
Alertamos todos os trabalhadores para que analisem detalhadamente as propostas que a administração lhes apresentar e que contactem o sindicato para aconselhamento e enquadramento dos possíveis efeitos.
Ler comunicado aos trabalhadores da EDP

Reinício das negociações…é preciso valorizar
as carreiras e a disponibilidade!

Realizou-se mais uma reunião plenária para reiniciar as negociações pendentes.

Da parte da EDP continua a mesma posição de protelar, adiar e empurrar com a barriga, não apresentando a sua proposta e prometendo sempre que será na próxima reunião.

Ler comunicado aos trabalhadores da EDP

Abaixo assinado
Contra a falta de resposta às reivindicações e a alteração unilateral das condições remuneratórias e pecuniárias.
Pelo combate efectivo à precariedade!

Como resultou dos Plenários realizados, foi colocado um abaixo assinado no endereço a seguir indicado, bastando clicar e assinar (Nome e n.º de trabalhador que está no topo do lado esquerdo do recibo de vencimento). Quando assinares vais receber um email que deves confirmar para a assinatura ser considerada em definitivo.

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=RandstadII%20

Agora, é fundamental que todos o assinem com a máxima urgência. Para lhe dar mais eficácia agradecemos que faças chegar aos teus contactos e ajudes, se necessário, nas dúvidas que possam existir no seu preenchimento.

Esta é uma tarefa de todos, pois as acções a desenvolver têm de ter uma expressão inequívoca da nossa posição esmagadora, como sempre.

Pela resposta às reivindicações! Participa nos plenários!

Saudamos todos os trabalhadores pela firmeza e determinação na realização da greve do dia 30 de Julho, em todo o país, e sua participação nas concentrações no Porto, Algarve, Açores e Madeira.

A participação dos trabalhadores demonstra, mais uma vez, que a união faz a força e, ao contrário do que possam tentar fazer crer, a luta não tira férias!

TKE Portugal Strike 30th July 2021

Lembramos que os motivos que levaram a esta acção de luta resultaram da ausência de contraproposta, por parte da direcção, ao Caderno Reivindicativo 2021, cujos temas são propostos há vários anos, bem como outras matérias relevantes para as condições de trabalho, como o Piquete, a pressão sobre os trabalhadores e a falta de recursos humanos em várias áreas.

Destacamos ainda como positivo as várias mensagens de solidariedade, quer a nível nacional quer internacional e também a participação de representantes sindicais de outras duas empresas do ramo. A solidariedade não tem fronteiras!

A direcção da Unidade de Negócios Europa Africa já foi informada deste impasse das negociações, da greve realizada, bem como dos próximos passos que pretendemos para desbloquear a negociação. Houve o compromisso da direcção da empresa para que, na próxima reunião de negociação, seja apresentada uma contraproposta para, caso se demonstre relevante, futuramente ser discutida e votada pelos trabalhadores em plenário.

A Comissão Intersindical realizou uma reunião no mês de Agosto, na qual analisou a situação actual e definiu que se mostra necessária uma nova ronda de plenários será realizada em todo o país, cujas datas serão divulgadas em breve.

Apesar de haver um avanço na discussão de outros temas com os responsáveis da empresa, as soluções demoram muito tempo para aparecer. O Piquete, o Dataevo, a política de contratacção de pessoal, o teletrabalho serão discutidos em breve para salvaguardar as propostas e os interesses dos trabalhadores.

Caso a inércia por parte da administração de Portugal e Iberia continuem na mesa negocial, novas acções de luta terão de ser propostas.

Ler comunicado aos Trabalhadores da TK Elevadores Portugal

Plenários em teletrabalho
(Expo/Cabo Ruivo/Lambert /Elvas)
Abrange o projeto EDP

Aos trabalhadores Randstad II27 de Agosto de 2021, às 10 e 15 horas

Vamos discutir “a reestruturação salarial” em todos os seus aspectos, principalmente na ilusão de melhores salários e outros direitos à custa do “comer” outras rúbricas remuneratórias.

Tomar as medidas necessárias para se dar uma resposta colectiva que acabe em definitivo com práticas de precariedade para criar lucros de milhões!

O SIESI e a Comissão Sindical apelam à participação de todos!

Lisboa, Agosto de 2021
A Comissão Sindical do SIESI

É preciso concretizar as negociações em curso com melhorias que se notem.

Na passada quarta feira, dia 28, realizou-se mais uma reunião plenária via teams.

Da parte da EDP, com a mesma música em algumas matérias, não é apresentando nada de novo no desenvolvimento das negociações em curso.

É HORA DA LUTA!
GREVE / HUELGA / STRIKE / SCIOPERO / STREIK
30 de Julho: das 00:00hs às 24:00hs Concentrações: Porto, Algarve, Açores e Madeira!

No dia 30 de Julho será realizada uma Greve em todo o país, das 00:00hs às 24:00hs, conforme decidido pelos trabalhadores nos plenários, em resposta ao actual estado da negociação, da organização de trabalho, da falta de pessoal, da sobrecarga de trabalho e do aumento dos objectivos. Cumprindo as medidas de segurança adequadas.

Durante os últimos meses a situação na empresa não melhorou, na negociação do Caderno Reivindicativo a direcção de Portugal e Iberia não trouxeram contraproposta, o controlo diário através do Dataevo causa cada vez mais stress aos técnicos, aumenta constantemente a sobrecarga das tarefas na assistência, bem como na área administrativa, em várias delegações do país. Além disso, têm sido propostas várias rescisões de contrato sem haver contratação de pessoal.

Os objectivos financeiros foram atingidos, mesmo com a Pandemia, com o esforço e dedicação dos trabalhadores. Como tal as reivindicações, são mais que justas. Os trabalhadores e suas famílias merecem o reconhecimento do trabalho realizado!

Representantes dos trabalhadores de vários países (Holanda, França, Espanha), bem como a Industriall Europe Trade Union já manifestaram solidariedade com a nossa luta. Por isso, é hora de demonstrar a insatisfação e lutar pelo Caderno Reivindicativo 2021, por melhores condições de vida e trabalho!

TKE Comunicado Comissão Intersindical - Greve 30 Julho 2021

 Comunicado 2 TKE Greve 30 Julho 2021