2facebook

Combater o assédio

assedio laboral

20170623CartaReivindicativaTrabalho por Turnos sintese 1

Leis & Direitos

Direitos de parentalidade



COVID-19 - Perguntas e respostas

salarios190

Formação Profissional

20170612Inovinter Qualifica2

Acção Sindical

Participa nos Plenários - Proposta Caderno Reivindicativo 2022

Aos Trabalhadores da Schindler Elevadores

A direcção e a comissão sindical do SIESI convocam plenários de trabalhadores para elaboração do Caderno Reivindicativo para 2022.

Ordem de trabalhos

  1. Proposta Caderno Reivindicativo 2022
  2. Piquete
  3. Segurança e saúde no trabalho
  4. Comité Europeu de Empresa.
  5. Diversos.
    Ler Comunicado so SIESI aos Trabalhadores da Schindler Elevadores

Para onde vai o que me falta no salário?

O custo de vida não pára de aumentar. Aumenta tudo, mas os salários dos trabalhadores da Visabeira não acompanham estes aumentos. Paralelamente, os lucros da Visabeira, Viatel e Artifel, entre 2017 e 2019, atingiram no conjunto mais de 44 milhões de euros!

Se isto te indigna, vem às reuniões de trabalhadores:

  • Ponte de Sor – 6 de Dezembro, 18h00 – IEFP (junto ao Pingo Doce de Ponte de Sor)

  • Santarém – 7 de Dezembro, 18h00 – União Sindicatos Santarém (Rua Álvaro Cunhal, 13 – Santarém)

  • Tojal – 10 de Dezembro, 18h00 – Clube União Recreativo de S. Julião do Tojal (Rua 1º de Maio, nº67)

  • Cacém – 14 de Dezembro, 18h00 – Delegação do SIESI em Mem-Martins (Rua Padre Manuel da Nóbrega, 1)

  • Portalegre – 15 de Dezembro, 18h00 – IEFP (Centro de Formação de Portalegre)

Ler Comunicado aos trabalhadores da Visabeira

visabeira

GREVE aos dias feriados:
01, 08 e 25 de Dezembro 2021 e 01 de Janeiro 2022

Contra a redução do pagamento em dias feriado!

GREVE aos dias feriados

O SIESI convocou Greve para os dias 01, 08, 25 de Dezembro e 01 de Janeiro de 2022 na sequência da redução unilateral do pagamento do trabalho em dias feriado, na delegação do Algarve.

Após várias queixas para regularização do pagamento do acréscimo em dias de feriado e também do pagamento de referente às horas de descanso compensatório, cujas respostas foram sempre negativas por parte da administração no sentido de manter a retirada de remunerações, os trabalhadores daquela delegação e o Sindicato recorrem à greve como último recurso contra a discriminação que se verifica, mas também para que tal intenção não se alastre ao resto do país.

Recusamos e combatemos todas estas intenções e levaremos a defesa dos direitos, remunerações e direitos a todas as instâncias necessárias, com a participação e a luta dos trabalhadores.

Os objectivos da greve são os seguintes:

 Pagamento de 150% de acréscimo remuneratório em dia feriado, conforme era praticado anteriormente nesta delegação e continua a ser praticado em algumas delegações do país.

 Pagamento do valor de 62€ por cada 08 horas de descanso compensatório, conforme era praticado anteriormente nesta delegação e continua a ser praticado em algumas delegações do país.

central pego 3

O SIESI realizou acção de luta na Câmara municipal de Abrantes, no dia 12 de Novembro de 2021, com os dirigentes, delegados sindicais e os trabalhadores na exigência de:

  • Prestação de contas e garantia do dia de amanhã;

  • Manutenção dos mais de 150 postos de trabalho;

  • Transição não pode ser destruição do emprego e da economia nacional e regional.

SST/GRUPO EDP2021
Eleição para representantes dos trabalhadores
A Saúde e a Segurança no Trabalho são direitos essenciais ao bem-estar dos trabalhadores e ao funcionamento regular das empresas.
Os representantes dos trabalhadores em matéria de SST tem o importante papel de garantir que a voz dos trabalhadores seja ouvida na hora da tomada de decisões que possam afectar estes direitos.
Cabe a Estes representantes formular as reclamações e sugestões dos trabalhadores em matéria de equipamentos e procedimentos de trabalho porforma a evitar acidentes e doenças profissionais.
A Fiequimetal e os Sindicatos nela associados apelam ao Voto na lista B como forma de garantir a eleição de representantes verdadeiramente envolvidos e empenhados na causa dos trabalhadores.
Dia 10, VOTA B
Eleição para representantes dos trabalhadores SST/GRUPO EDP2021

COMISSAO SST E REDES

A ter em atenção…
Administração mantém postura de devagar e parada!

Na base dos temas em discussão na mesa negocial, a CNS/Fiequimetal, organização que integramos, chama a atenção para algumas situações a reter e que obrigam a uma ligação de proximidade e aprofundamento de qualquer questão ou dúvida que possa existir.

Ler Informação aos trabalhadores do Grupo EDP

“UNIDOS POR UMA REAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO”

LISTA UNITÁRIA DOS REPRESENTANTES SIESI/FIEQUIMETAL

Eleições da Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho 2021 na REN

 

A comissão Intersindical, reuniu no dia 6 de Outubro de 2021 com o Conselho de Administração da EPAL, onde procedeu à entrega do Abaixo-Assinado, Contra a Desregulação e Desvalorização do Trabalho Por Turnos. Entre outros assuntos colocados, a CI expressou ainda que, considera ser inaceitável a ausência de respostas por parte da EPAL no âmbitos das negociações dos aumentos salariais e do caderno reivindicativo no seu geral.

Para informar os trabalhadores sobre o que nos foi transmitido pelo CA a cerca destas questões, bem como, para em conjunto com os trabalhadores, elaborar-mos o Caderno Reivindicativo para 2022 e decidirmos também a estratégia a adoptar em relação ao processo de negociação pendente, irá realizar-se uma ronda de Plenários nos dias 19 e 20 de Outubro de 2021. 

Plenários nos dias 19 e 20 de Outubro de 2021

19 de Outubro

Olivais – 8 horas

Vila Franca de Xira – 14:30 horas

20 de Outubro

Asseiceira – 8:30 horas

Vale da Pedra – 14:30 horas

Comissão Intersindical da EPAL

Comissão Intersindical da EPAL

images5Administração fora da realidade e com pouco interesse em a conhecer…
Uma situação que só a luta pode mudar!

Na última reunião plenária, realizada a 13.10.2021, a CNS/FIEQUIMETAL, na qual o SIESI se integrou, reiterou que não aceita, por muito que o CA insista em fazer “copy paste” do protocolo sobre a disponibilidade que foi rejeitado em março, por ser manifesta a sua não correspondência às legitimas reivindicações dos trabalhadores.

Uma luta que tem de ser de todos!
Durante as próximas semanas vão ser realizados contatos e plenários para discutir estas matérias com os trabalhadores, pois há uma noção clara do culto de uma imagem de excelência praticado CA, com uma máquina de publicidade de custos elevadíssimos, materiais e pessoais, para servir outros interesses. Este é um problema nosso, a estratégia da administração é clara: cansar, desmobilizar e dividir para tentar enfraquecer quem lhes pode fazer frente.

Ler Informação aos trabalhadores do Grupo EDP